1 - Como funciona a energia solar
2 – Entenda a regulamentação do setor
3 – Entenda como sua conta de luz é
reduzida
4 – Etapas para a implementação do
Sistema Fotovoltaico
5 – Financeiramente, vale a pena investir
em Energia Solar?
1 - COMO FUNCIONA A ENERGIA SOLAR
PAINÉIS FOTOVOLTAICOS
Os painéis, que ficam no telhado de uma casa ou no topo de um edifício, coletam a luz solar e a transformam em tensão contínua.
INVERSOR DE FREQUÊNCIA
O inversor transforma a tensão contínua gerada nos painéis em tensão alternada para que possa ser utilizada nos equipamentos domésticos e industriais. Além de interligar o sistema à rede elétrica.
SISTEMA DE MONITORAMENTO
É um sistema de controle acoplado ao inversor, que monitora a produção e o rendimento, além de identificar qualquer anomalia que exista.
MEDIDOR BIDIRECIONAL
Para uma instalação solar, é necessária a troca do medidor para um modelo com leitura bidirecional que registra a energia recebida da distribuidora e a energia solar que é injetada na rede elétrica, para garantir a compensação de créditos na conta de luz.
2 - ENTENDA A REGULAMENTAÇÃO DO SETOR
Em novembro de 2015 a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) editou a resolução 687, que aprimora a regulamentação do setor de microgeração fotovoltaica descrita na resolução 482/2012, trazendo diversas novas oportunidades para o aproveitamento da energia solar pelos consumidores. Veja aqui quais foram as novidades:
AUTO-CONSUMO REMOTO
Agora é possível usar locais distantes do ponto de consumo para instalar o sistema de energia solar. Áreas urbanas sem telhado podem usar áreas remotas de sua propriedade para receberem a instalação. Para que haja compensação dos créditos, os pontos da instalação e do consumo devem estar na mesma área de concessão. Também houve aumento da validade desses créditos energéticos, que passaram de 36 para 60 meses.
REDUÇÃO NA ESPERA PARA CONEXÃO À REDE
Anteriormente, as distribuidoras de energia tinham um prazo de cerca de 82 dias para realizar a conexão. Com a nova resolução, as empresas possuem 34 dias para finalizar todo o processo. Dessa forma, há uma otimização da instalação e agilidade para o início do uso.
GERAÇÃO COMPARTILHADA
Agora é permitido transferir percentuais de créditos de energia para compensar unidades consumidoras com CPF ou CNPJ diferentes, bastando comprovar o vínculo entre os integrantes (contrato). Assim, passa a ser permitida a transferência de créditos de energia para terceiros como vizinhos, parentes, instituições, cooperativas, empresas e outros.
GERAÇÃO EM CONDOMÍNIO
Os condomínios com pouca área de telhado, como um prédio, podem repartir a energia gerada entre os moradores. As cotas de crédito para compensação de energia serão abatidas de forma independente na fatura de cada participante, desde que a geração esteja na mesma área de propriedade do condomínio ou empreendimento.
3 - ENTENDA COMO SUA CONTA DE LUZ É REDUZIDA
Conforme as regras estabelecidas pela Resolução ANEEL nº 482/2012, modificada pela Resolução Normativa ANEEL nº 687/2015, é permitido aos consumidores instalar geradores solares em suas unidades consumidoras e utilizar o sistema da distribuidora de energia (CPFL, AES Eletropaulo, Elektro, etc) para injetar o excedente de energia, que será convertido em crédito de energia válido por 60 meses.
Estes créditos poderão ser utilizados para abater do consumo da própria unidade consumidora nos meses seguintes ou de outras unidades consumidoras que precisam estar previamente cadastradas para esse fim e atendidas pela mesma distribuidora, cujo titular seja o mesmo da unidade com sistema de compensação de energia elétrica, possuidor do mesmo Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ) junto ao Ministério da Fazenda.
Outra forma para adicionar unidades consumidoras para o abatimento do consumo é através de empreendimento com múltiplas unidades consumidoras ou geração compartilhada como o caso de condomínios, cooperativas ou auto-consumo remoto:
4 - ETAPAS PARA A IMPLANTAÇÃO
Instalar energia solar é mais fácil do que parece, porém é necessário que a instalação seja feita por uma equipe qualificada. Veja nesta página o passo a passo de como a VOLTAIC SOLAR vai ajudar você a instalar energia solar:
Passo 1 - Entendendo a sua conta de Luz
O primeiro passo para instalar energia solar na sua casa ou empresa é analisar a sua conta de Luz e entender o seu padrão de consumo. As informações necessárias estão contidas na sua conta de luz, que traz o seu consumo mensal em kWh. É com base neste número que poderemos calcular o “tamanho” do seu sistema de energia solar.
Passo 2: Dimensionando e orçando o custo da instalação de energia solar
Com base no seu consumo mensal de energia mostrado em sua conta de luz, dimensionaremos os equipamentos que comporão o sistema fotovoltaico e orçaremos o custo da instalação de energia solar em sua casa ou empresa. Isto é muito simples e tudo o que precisamos saber, além do consumo mensal, é a localidade aonde o sistema será instalado para identificarmos qual o nível de irradiação solar em sua região. Com apenas o seu consumo e a localização será possível calcular o custo médio de instalação de energia solar, bem como a quantidade de painéis fotovoltaico, a geração anual de energia solar, a área necessária para a instalação dos painéis solares, e o peso médio por m² de painel solar instalado.
Com mais algumas informações adicionais, que também constam em sua conta de luz, conseguiremos preparar para você uma análise financeira completa, que incluirá o quanto você estará economizando anualmente com a geração solar e o tempo de retorno do investimento, ou seja, em quanto tempo o equipamento se pagará com a própria economia que você estará tendo na conta de luz. Este dado é bastante importante para suportá-lo na decisão racional e consciente pela instalação do sistema fotovoltaico em sua residência ou negócio!
Passo 3 – Projeto detalhado e aprovação junto à concessionária de energia
Logo após sua aprovação do orçamento, realizaremos uma visita "in-loco" da instalação, para obter dados adicionais para o projeto detalhado do sistema, incluindo posição e área de telhado, sombreamentos, tipo de telha, entre outros. Este projeto detalhado será suportado por software específico e validará o pré-dimensionamento realizado, para apresentação à concessionária de energia para aprovação.
Você não precisa se preocupar com os trâmites burocráticos junto à concessionária de energia. A VOLTAIC SOLAR cuidará disso para você, desde a entrada do processo de autorização do sistema e apresentação do projeto detalhado até a vistoria e aprovação final do sistema montado e operando.
Passo 4 – Instalação e liberação final pela concessionária de energia
Logo após sua aprovação do projeto pela concessionária, a VOLTAIC SOLAR realizará a instalação e testes dos equipamentos. A instalação é rápida, sendo finalizada normalmente em poucos dias.
A etapa final, após a instalação do sistema é a vistoria final pela concessionária de energia e a troca do medidor pelo medidor bidirecional, que registrará o fluxo de energia gerada e consumida no imóvel. E pronto! Você já estará gerando energia e imediatamente, abatendo o montante produzido na sua conta de luz.
5 - VALE A PENA INVESTIR EM ENERGIA SOLAR ?
Sim. São vários os benefícios, entre eles estão:
Investimento é melhor do que renda fixa, você tem uma redução de até 95% da sua conta de luz; valorização do seu imóvel em cerca de 8%; planejamento a longo prazo dos gastos com energia; saber que utiliza uma tecnologia inovadora que não agride o planeta e colabora com a prevenção do meio ambiente; redução da produção de gases poluentes que causam o efeito estufa; retorno total do investimento em cerca de 4 a 8 anos, entre outros.